Laudos Técnicos de Segurança do Trabalho

Elaboramos os seguintes Laudos Técnicos:

  • LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (Aposentadoria Especial)
  • Laudo de Insalubridade – NR 15
  • Laudo de Periculosidade – NR 16
  • Laudos NR 12 – Maquinas e equipamentos
  • Laudo Ergonômico – NR 17
  • Laudo NR 24 – Condições Sanitárias do Trabalho

Os Laudos de Segurança do Trabalho são instrumentos técnicos importantes para avaliar as condições de trabalho e garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. Cada um deles tem uma finalidade específica, sendo regido por uma Norma Regulamentadora (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho) é um laudo que avalia os riscos ambientais a que os trabalhadores estão expostos, para identificar se eles têm direito à aposentadoria especial. Esse laudo é elaborado a partir de uma avaliação técnica das condições de trabalho e dos riscos ambientais a que os trabalhadores estão expostos, e deve ser atualizado sempre que houver alterações nas condições de trabalho.

O Laudo de Insalubridade, regido pela NR 15, visa avaliar a exposição dos trabalhadores a agentes nocivos à saúde, como ruído, calor, frio, radiação, entre outros. A partir dessa avaliação, é possível determinar se o trabalhador tem direito ao adicional de insalubridade, que é um acréscimo salarial previsto em lei para os trabalhadores expostos a condições insalubres.

O Laudo de Periculosidade, regido pela NR 16, procura avaliar a exposição dos trabalhadores a situações de risco iminente, como inflamáveis, explosivos, eletricidade, entre outros. A partir dessa avaliação, é possível determinar se o trabalhador tem direito ao adicional de periculosidade, que é um acréscimo salarial previsto em lei para os trabalhadores expostos a condições perigosas.

O Laudo Ergonômico, regido pela NR 17, tem como objetivo avaliar as condições de trabalho que comprometam a saúde e a segurança dos trabalhadores, como a repetição de movimentos, posturas inadequadas, esforços físicos excessivos, entre outros. A partir dessa avaliação, é possível identificar os problemas ergonômicos e propor medidas para reduzir ou eliminar os riscos.

O Laudo NR 12 – Máquinas e Equipamentos procura avaliar as condições de segurança das máquinas e equipamentos utilizados pelos trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho. A NR 12 estabelece as condições mínimas de segurança que as máquinas e equipamentos devem ter, e o laudo deve avaliar se essas condições estão sendo atendidas.

O Laudo NR 24 – Condições Sanitárias do Trabalho visa avaliar as condições de higiene e limpeza dos locais de trabalho, como banheiros, vestiários, refeitórios, entre outros. A partir dessa avaliação, é possível identificar as condições sanitárias do local de trabalho e propor medidas para melhorar as condições de higiene e saúde dos trabalhadores.

Em resumo, os laudos mencionados são ferramentas importantes para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, identificar possíveis riscos e propor medidas para eliminá-los ou minimizá-los.

Conheça todos os nossos Serviços de Segurança do Trabalho

Leia mais: Laudos Técnicos de Segurança do Trabalho

Conheçam nossas redes sociais: